Tipos de Placas Solares




Com a escassez de água e a consequente falta e aumento na conta de energia, são cada vez mais procurados os meios alternativos de produção de energia que dispensem o consumo da água para tal. Uma das saídas é utilizar placas solares que aproveitam a energia do sol, para produzir energia limpa e assim tornar a residência mais autossuficiente.

Telhado residencial que utiliza diferentes tipos de energia solar: as placas fotovoltaicas e a claraboias para iluminaçãonatural

Telhado residencial que utiliza diferentes tipos de energia solar: as placas fotovoltaicas e a claraboias para iluminaçãonatural

Pois é, são muitos os brasileiros que têm procurado essa alternativa, no entanto, ainda existem várias dúvidas a respeito desse material, pois afinal: vale a pena investir em painéis solares? Isso vai depender muito do tipo de equipamento que você deseja para a sua residência ou imóvel, por isso é fundamental conhecer quais as alternativas em aproveitamento da energia do Sol disponíveis no Brasil, confira a seguir:

Placa fotovoltaica

Os painéis ou placas fotovoltaicas são uma das mais conhecidas e mais utilizadas no que se trata de energia solar. Esse modelo funciona da seguinte maneira: existe uma placa que é instalada em pontos estratégicos de captação da luz solar, como em tetos de residências por exemplo. Essa placa é composta por diversas células fotovoltaicas (daí o nome) que tem como principal função captar a luz solar e transforma-la em energia elétrica. Essa energia elétrica pode ser usada imediatamente em equipamentos da residência ou também pode ser armazenada para uso futuro.

Painéis solares fotovoltaicos convertem a luz solar em corrente elétrica

Painéis solares fotovoltaicos convertem a luz solar em corrente elétrica

Ou seja, as placas fotovoltaicas transformam a energia solar em energia elétrica – essa é a grande diferença desse modelo para o que vamos ver já a seguir.

Os painéis fotovoltaicos podem ser instalados em pequena escala – para suprir as necessidades de apenas uma residência – como também podem ser instalado em grande escala, para projetos maiores, sendo em ambos, extremamente produtivo e vantajoso.

Placa térmica

A placa térmica é um modelo que, ao contrário do anterior, usa a energia solar para o aquecimento de água. Esse sistema possui dois componentes básicos: o coletor e o reservatório térmico. A função do coletor é, tal como o nome indica, captar e absorver os raios solares. Esse calor coletado por essas placas é transferido para a água que circula dentro de tubos de cobre, aquecendo assim a água.

Depois da água já estar aquecida ela pode ser direcionada diretamente para os itens que necessitam dela em casa – como por exemplo o chuveiro, as torneiras, etc. – ou então pode ser armazenada em um reservatório que têm a capacidade de manter a água em temperaturas elevadas. Assim, a água aquecida tanto pode ser utilizada na mesma hora que é produzida, como também pode ser guardada para necessidades futuras – para os dias chuvosos ou de pouca incidência solar, por exemplo.

Sistema de placa solar térmica com boiler por termosifão

Sistema de placa solar térmica com boiler por termosifão

A verdade é que os dois modelos apresentados acima, de placas solares – uma que transforma a energia solar em energia elétrica e outra que transforma a mesma energia solar em calor – são muito vantajosos para qualquer residência. Afinal o produto final de ambos os modelos é limpo e não agride o meio ambiente. Além de ser uma bela saída para os tempos de crise que temos enfrentado.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *