Painéis Solares para o aquecimento de piscinas




O aquecimento solar para piscinas é a resposta para os moradores de regiões temperadas que vivem o dilema se devem ou não instalar uma piscina. Normalmente em regiões mais ao sul do Brasil, ou regiões serranas, o frio costuma ser um empecilho para quem deseja uma piscina, pois o sol é a solução, através de um aquecedor solar.

Aquecimento solar piscina

Aquecimento solar piscina

Poucas pessoas, porém, lembram que as piscinas podem ser aquecidas através de um aquecedor solar, isto é, um dispositivo que capta a energia solar para aquecer a água. Embora já tenham sido artigos de luxo, hoje os aquecedores solares podem ser encontrados em quase todo o Brasil.

Aquecimento solar de piscinas como funciona

O dispositivo que aquece as piscinas através da energia solar é chamado de aquecedor solar. Existem muitos modelos de aquecedor solar disponíveis hoje no mercado brasileiro, mas todos funcionam basicamente da mesma forma: são placas ou tubos, em geral pintados de preto, na qual a água circula em seu interior em um fluxo constante para a piscina.

Dependendo da forma como o aquecedor solar for instalado, não será nem necessário instalar algum mecanismo que bombeie a água para seu interior, já que pelo princípio da convecção, a água quente acabará sendo substituída pela água fria em um ciclo constante. Porém existe uma forma correta de proceder com a instalação do aquecedor solar, consulte um revendedor.

O Aquecedor solar de piscinas

Existem muitos mecanismos de aquecimento solar de piscinas hoje no mercado. Há alguns anos atrás, consistiam em painéis solares de borracha negra preenchidos com uma serpentina negra. Hoje, porém, existem no mercado modelos de aquecedores solares de barras de vidro vácuo que possuem uma eficiência de aquecimento impressionante.

O dispositivo de aquecimento solar de piscinas é um grande aliado dos moradores de regiões mais frias que desejem desfrutar de uma piscina em casa, já que aumentam o período do ano em que a água está em temperatura agradável para o banho, que é em torno de 26° a 39°C. No Sul do Brasil, a piscina só é aproveitável durante quatro meses no verão, de novembro a fevereiro praticamente. Com o uso de um aquecedor solar, é possível aquecer piscinas tornando-as aproveitáveis já a partir de setembro.

Aquecedor Solar

Aquecedor Solar

Além disso, fazendo uso de um aquecedor solar para a piscina, o consumidor certamente vai fazer um negócio muito melhor do que instalando um aquecedor convencional, já que estará economizando energia, dinheiro e ajudando a natureza ao mesmo tempo.

Protetor aquecedor solar

Quem possui piscina sabe muito bem que é necessário protege-la durante as semanas e meses em que não está sendo usada, para evitar insetos, folhas e outros tipos de sujeira. Outra forma de promover o aquecimento solar de piscinas é justamente usando um protetor contra insetos de cor escura, de preferência preta.  Ele vai se aquecer no sol, já que o preto é a cor que mais absorve energia solar, e vai funcionar como um aquecedor solar improvisado para sua piscina. As proteções são feitas geralmente em lona, e assim com elas, você garante duas conveniências: manter sua piscina limpa, e aquecendo-a.

Lona de piscina aquecedor solar

Lona de piscina aquecedor solar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe seu comentário!

3 respostas para “Painéis Solares para o aquecimento de piscinas”

  1. […] Solar Tudo sobre paineis solares Painéis Solares para o aquecimento de piscinas […]

  2. […] de aquecimento solar residencial está atualmente entre R$ 800,00 e R$ 1.000,00. Já o sistema de painéis solares para o aquecimento de piscinas costuma ser mais caro, já que o volume de água a ser aquecido é bem […]

  3. Francisco Paiva disse:

    Gostaria de saber mais sobre aquecimento e energia solar pois tenho parentes no Sul e gostaria de me tornar instalador naquela região.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *