Manutenção de Painéis Solares

Não é incomum que haja acúmulo de poeira ou fuligem sobre os painéis solares, principalmente nas grandes cidades. Em geral, o principal mecanismo de limpeza costuma ser a própria chuva, que remove os resíduos, mas ela pode não ser suficiente quando há grandes períodos sem chover ou quando os painéis solares tiverem inclinação menor do que 15°, o que é  comum é comum quando se aproveita energia solar no brasil. Nesses casos, não há inclinação suficiente para que os resíduos sejam levados, e seu acúmulo proporcionará redução na produção de energia.

Manutenção de Painés Solares

Nesses casos, recomenda-se que se faça a manutençao dos painéis solares, limpando sua superfície com um pano úmido e detergente neutro. ATENÇÃO: Não esqueça que está lhe dando com equipamento elétrico, então se lembre de limpá-los usando luvas de borracha para não sofrer descargas elétricas e nunca deixar crianças ter acesso aos painéis solares. Como os painéis geralmente são montados no telhado para uma economia de espaço no terreno, ainda existe o risco de queda.

Além da limpeza, recomenda-se a checagem da fiação elétrica para, para certificar-se que não haja fios soltos ou oxidados, se não há células solares soltas no painel solar. Lembramos mais uma vez que todos os cuidados devem ser tomados para evitar descargas elétricas, já que os painéis solares produzem energia elétrica mesmo em dias nublados e com pouca luz.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe seu comentário!

9 respostas para “Manutenção de Painéis Solares”

  1. […] Tudo sobre paineis solares « Painéis Solares para o aquecimento de piscinas Manutenção de Painéis Solares […]

  2. jorge luiz disse:

    bom dia eu gostei muito das orientacoes eu trabalho en uma fabrica de paineis solares na alemaha a soluxtec e moro atualmente en luxembourg entendo como se faz un painel fotovoltaico do comeco au fim e sei que tudo que vai en um painel e……. chines…..espero que a mao de obra continue con nosco se nao vamo ficar sen emprego..rsrsr

  3. Roberta calado disse:

    Adoro a luz solar alem e natural e limpa é benefico nao polui. Sei pouco sobre a materia mais vou procurar aprender mais. E aconselho o uso.

  4. Francisco de Assis Pereira Filho disse:

    Gostaria de saber se há algum local em fortaleza onde podemos fazer um curso de manutenção e instalação de equipamentos solares.

  5. Carlos Simoes disse:

    Me interesso pelo assunto, com futuro promissor para profissionais na área e uma bela fonte de energia renovável.

  6. Davi disse:

    Gostaria que houvesse profissionais ou comércio especializado em painéis solares em Belo Horizonte.

  7. Wilson Ramos da Silva disse:

    Como posso medir a corrente elétrica que sai dos painéis solares?

  8. Diego paul disse:

    Para medir basta conectar os painéis em circuito em série, e ficar com uma ponta positiva e outra negativa, os modulo já vem com cabo positivo e negativo, basta ter um multímetro e medir corrente contínua,espero ter ajudado

  9. andre disse:

    ola, Wilson! o circuito deve estar em operação, ou seja, as strings conectadas no inversor (Imp) . Utilize um alicate amperimetro para medir a corrente que chega no polo positivo ou negativo do inversor (modo corrente continua). Lembrando que, como os modulos estão em serie, a corrente será a mesma para todos os modulos. Esse valor deve ser próximo ao do datasheet, a uma irradiação de 1000W/m2 – stc

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *