Energia Solar e Compensação Energética




Com a conta de energia pesando mais no bolso dos brasileiros, há que encontrar uma maneira de diminuir esse impacto dos reajustes do governo. Algumas pessoas já se conscientizaram e começaram a apagar as luzes dos cômodos vazios, a desligar a televisão sempre que a mesma não está sendo utilizada, enfim, os brasileiros já mudaram alguns hábitos. Porém isso ainda é muito pouco para que se possa notar uma diferença de valor nas contas de energia. Mesmo você mudando esses pequenos hábitos vai conseguir no máximo dos máximos uma redução em torno dos 10%, o que é bom mas, relativamente pouco.

Sistema residencial de Compensação Energética por energia Solar

Sistema residencial de Compensação Energética por energia Solar

Foi pensando exatamente nisso que decidimos trazer hoje para vocês uma outra opção de gerar ainda mais economia na sua conta de energia. Estou falando da utilização da energia solar, não de uma forma independente, mas correlacionada com a energia elétrica.

Ficou curioso para saber como fazer isso e quais as vantagens obtidas com esse mecanismo? Então fique por aí e continue a sua leitura!

Qual produto utilizar para produzir energia elétrica

Pouca gente tem conhecimento sobre esse assunto, mas no Brasil, já existe a possibilidade de gerar a sua própria energia solar caseira, e usá-la para abater a sua conta de luz. Nos sistemas individuais o consumidor gerava a sua energia elétrica que ficava armazenada em baterias, para que ele usasse posteriormente. No sistema de compensação energética, o consumidor produz a sua própria energia, e o que ele não estiver gastando é transferido para a rede pública de energia elétrica. A energia produzida e transferida para a rede pública gera créditos que podem ser abatidos da conta de energia elétrica. Caso o montante de energia produzida seja maior que o de energia gasta da rede, o usuário pode cadastrar outro imóvel para receber os descontos na energia elétrica.

Para gerar energia elétrica residencial, o usuário pode se valer de painéis solares, ou de um sistema eólico, embora esse último seja muito pouco usado, afinal a região precisa estar recebendo ventos constantemente para que o sistema funcione. Assim o modelo mais prático de compensação energética continua sendo o de geração de energia solar.

ATENÇÃO: Antes de comprar ou implantar qualquer sistema de geração de energia solar para compensação energética, consulte a sua companhia elétrica, para saber quais os equipamentos e marcas que ela aprova. Sem esse cuidado, você pode acabar comprando um equipamento eficiente, mas que a sua concessionária de energia não aprove, e seu sistema nunca chegue a funcionar de fato.

Então se o que você procura é reduzir os seus gastos produzindo uma energia limpa para a sua própria casa, as placas solares são a melhor opção para você obter os resultados esperados.

Vantagens da Compensação Energética

Com o seu próprio sistema de painéis fotovoltaicos você pode ter benefícios incalculáveis. Veja alguns deles logo abaixo:

  • Economia – como já citamos você pode ter uma economia de até 100% na sua conta de luz, dependendo do percentual que você usa da energia fornecida pela rede e da energia que você produz.
  • Praticidade – já pensou se ocorrer uma pane elétrica em todo o seu bairro e só você ter energia em casa? Excelente ideia, não é mesmo? Saiba que se você tiver energia armazenada no seu sistema de placas solares você não vai ficar no breu.
  • Sustentabilidade – uma das grandes e melhores vantagens deste sistema é que você vai produzir uma energia limpa, sem prejudicar o meio ambiente, apenas aproveitando os bens que a natureza te fornece – nesse caso o Sol.
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *