Infográfico energia solar como funciona

O ser humano, ao longo dos séculos descobriu e desenvolveu diversas fontes para geração e captação de energia, mas nenhuma fonte se compara ao potencial de geração da energia solar, afinal o Sol é a fonte de energia mais abundante a qual temos acesso. Todos os dias, recebemos muita energia dele na forma de radiação eletromagnética, mas o grande desafio dessa fonte é como utilizá-la em nosso dia a dia, para a geração de energia elétrica de maneira eficiente. A segui você confere como funcionam os sistemas de geração de energia elétrica que existem hoje no mercado acessíveis ao consumidor.

Painéis solares fotovoltaicos

Existem duas maneiras principais de se aproveitar: a captação da energia térmica e a conversão dos raios solares em energia elétrica. Esse segundo processo é efetuado por equipamentos conhecidos no mercado como painéis fotovoltaicos, ou simplesmente placas solares. Esses painéis são fabricados com materiais que reagem ao receber a incidência de raios solares gerando uma descarga elétrica. Essa descarga elétrica pode ser armazenada em baterias, ou ser usada para o consumo residencial, para iluminação, e para o funcionamento de certos aparelhos elétricos, ou ainda, mais recentemente, para os chamados sistemas de compensação energética, isso é, através de um equipamento especial, o consumidor que produzir um excedente de energia solar pode liberá-la na rede elétrica para obter descontos na conta de energia elétrica.

Os processos de conversão das descargas elétricas geradas por um sistema de placas fotovoltaicas residencial para o uso doméstico ou para a compensação energética exigem o uso de aparelhos específicos que convertam a voltagem e a frequência da energia gerada pelo sistema solar para o mesmo usado na rede elétrica. A aquisição desse tipo de equipamento ainda é bastante cara no Brasil, pois em detrimento da crise energética em que vivemos, não há qualquer tipo de incentivo fiscal para a produção de energia solar residencial.

Locais com maior potencial de geração de energia

O Brasil é privilegiado por a maior parte de sua superfície territorial possui alto potencial para captação de energia solar. Para efeito de comparação, os locais no Brasil com menor potencial para captação de energia solar possuem ainda potencial maior do que os locais mais eficientes para catação da Alemanha, por exemplo, que é, curiosamente, um país que investe pesadamente nessa fonte de energia elétrica.

A energia solar tem tudo para se tornar uma alternativa viável e atrativa ao sistema de distribuição de energia que existe atualmente, falta apenas o Estado reconhecer a importância dessa fonte energética e o potencial que ela representa para a matriz energética nacional.

Infográfico como a energia solar funciona

Infográfico explicativo de como funciona captação de energia solar através de painéis solares, uma grande quantidade de energia solar e refletida todo ano de volta para o espaço ou absorvida pela atmosfera da Terra, energia suficiente para abastecer por anos residências e empresas.
Nesse infográfico veremos como a energia solar é captada pelas placas solares e transformada em energia elétrica para o consumo, bem como a composição e como funciona a energia solar a nível residencial integrada a sistemas de compensação energética.

Confira o infográfico na integra logo abaixo:

Energia solar como funciona

Infográfico: Como funciona a Energia Solar

Compartilhe esse infográfico copiando o código abaixo e inserindo em seu blog/site. Ajuda: Se você utiliza os sistemas Blogspot, WordPress ou Tumblr, selecione o modo de visualização HTML, por meio do botão presente na página de edição do post, antes de colar o código.

Deixe seu comentário!

13 respostas para “Infográfico energia solar como funciona”

  1. SILEZIO ERNESTO DE QUEIROZ disse:

    Sou Instrutor de Eletrônica e Energia Solar. A matéria é bem ilustrativa e esclarece pontos importantes para quem não conhece. Quiça a população brasileira acorde para investir em energia solar criando com isso uma matriz independente.

  2. CARLOS ALBERTO VASCONCELOS disse:

    Gostaria de informações sobre sistema de energia solar, eólica. como adquirir?

  3. Luiz Eduardo disse:

    Estou fazendo um trabalho para a escola e preciso saber passo a passo como é o funcionamento da Fotovoltaica, onde tem em larga escala e o que mais sobre esse assunto vocês puderem me informar.

  4. edgar mendiet a disse:

    eu quero saber si e posible so deixar o panel solar so pra energia electrica. nao utilizar a rede electrica normal.

  5. edgar mendiet a disse:

    eu quero utilzar ou panel solar so pra uso de enrgia lectrica todo o dia.

  6. vania disse:

    gostarai de saber como faço para calcular luz solar para um frizer e uma geladeira

  7. jorge magayvr disse:

    quero montar meu próprio sistema de energia solar em casa e preciso de orientações para a montagem e compra de todos os componentes , me passe as orientações hoje sou eletricista residencial e vou ,montar meu próprio sistema ok .

  8. jonas rodrigues de souza disse:

    em Vargem Grande sp. existia uma fabricante de placas,que falio por falta de mercado ,hoje existe fabricantes nacionais, este merca e promissor?

  9. Eduardo Manuel Coelho Grego disse:

    Eu estou a fazer um projeto fotovoltaico autónomo, com os seguintes objetivos.
    cálculos
    energia necessária do gerador =
    potência do gerador =
    Equipamento disponível
    modulo fotovoltaico =
    inversor- dimensionamento e escolha =
    regulador de corrente =
    Determinação da dimensão parque gerador fotovoltaico e baterias.
    numero de painéis:
    numero máximo de módulos por fileira:
    numero mínimo de módulos por fileira:
    numero máximo de fileiras:
    baterias de acumuladores
    capacidade da bateria
    regulador de carga
    Determinação da secção dos cabos.
    troço gerador- regulador – 20m
    troço regulador carga – baterias – 20m
    troço regulador carga – inversor – 40m
    troço inversor – quadro geral – 150m
    para uma necessidade de
    30 lâmpadas de 20W de potencia durante (6 Horas)
    1 frigorifico 100W de potencia durante (8 H)
    1 tv 80W de potencia durante (4 H)
    1 maquina LR 3000W durante (1 H)
    1 maquina LL 2500W durante (1 H)
    1 computador 20W durante (6 H)
    1 ar condicionado 2000W durante (3 H)
    Para 5 dias sem limitações de uso
    O dimensionamento será efetuado tendo por base os dados do (IPMA) referente aos dias com menor incidência solar.
    Se me poder dar uma ajuda agradeço.
    Um bem aja Grego

  10. Jorge Fernando R. S disse:

    PRETENDO MONTAR MEU PAINEL EM CASA E PRECISO DE INFORMAÇÕES SOBRE O ASSUNTO QUEM PUDER ME AJUDAR . NO AGUARDO GRATO

  11. Carlos A R Santos disse:

    Bom dia, gostarias e desenvolver sistemas de microgeração de energia para uso residencial e para pequenas empresas. Vcs. Podem me ajudar indicando empresas que possam fazer parceria e empresa fornecedoras?

  12. José de Paula disse:

    UM PAINEL DE GARRAFA PET PRODUZ ENERGIA?

  13. geraldo navarro disse:

    Gostaria de ser informado sobre bibliografia pertinente em portugues.

Deixe uma resposta