Desvantagens das Placas Solares

Já falamos muito aqui neste blog sobre as vantagens da geração de energia solar através de placas solares fotovoltaicas, bem como seus benefícios para o planeta. Na verdade, as pessoas têm uma idéia clara de que a energia solar seja talvez uma das formas de geração de energia do futuro, porém, o que muitas pessoas não sabem é que a tecnologia atual de placas solares fotovoltaicas possuem várias desvantagens para o meio ambiente em relação a outras formas de geração de energia.

Desvantagens da Energia Solar

Desvantagens da Energia Solar

Geração de energia de placas solares

Primeiro de tudo, devemos observar que a geração de energia elétrica através de uma placa solar fotovoltaica é extremamente baixa. Isso, por si só não chega a ser um problema alarmante, já que e geral, ao instalar um sistema de painéis fotovoltaicos residencial, o proprietário está ciente deste fato. O problema real é que a instalação de painéis fotovoltaicos é financiada por muitos governos como alternativa às energias termoelétrica e nuclear, certamente com a melhor das intenções, mas já discutimos aqui que os preços de placas solares fotovoltaicas não são dos mais baixos, logo os subsídios costumam ser muito altos. Essa imensa verba poderia ser investida na pesquisa de outras formas de energia renováveis, porém mais eficientes como a captação de micro-ondas do espaço, ou formas mais eficientes e menos perigosas de se usar a energia solar. Estima-se que hoje, menos de 10% dos investimentos de governos para energias renováveis seja em pesquisa, e continuam sendo instalados painéis de baixa eficiência. Trata-se de uma questão de investimento estratégico, porém o investimento em energia limpa por governos e corporação costuma ser apenas uma fachada simular ao povo que se importa com o meio ambiente. Além disso, como qualquer outra fonte de energia, é necessário manter em dia a manutenção das placas solares para que se mantenha o desempenho da placa elevado.

Placa Solar

Placa Solar Fotovoltáica

Bill Gates contra placas solares

Uma personalidade que acabou se tornando inimiga da implantação de placas solares foi o bilionário Bill Gates, que nos últimos anos se engajou em projetos filantrópicos e financia diversas pesquisas. No ramo de energia, ele aposta na pesquisa de geradores de energia nuclear mais eficientes e que gerariam muito menos lixo nuclear que a tecnologia atual. Algumas pessoas dizem que a implicância de Gates reside no fato da gigante Google, rival de sua companhia Microsoft fazer constantemente investimentos em implantação de energia solar, porém ele afirma que realmente há um potencial muito maior para a energia nuclear do que atualmente existe.

Desvantagem ambiental das placas solares

Outra desvantagem óbvia da energia solar em relação às demais fontes de energia é que só está disponível durante o dia. Para resolver este empecilho, geralmente são instaladas baterias elétricas para armazenar a energia durante o período da noite. O problema é que as baterias, em sua maioria, são feitas de chumbo e/ou outros metais pesados, que podem acabar contaminando o meio ambiente. O descarte inadequado dessas baterias no meio ambiente poderia causar um desastre ambiental gravíssimo e por em risco à saúde de muitas pessoas – motivo pelo qual a energia nuclear costuma ser criticada.

bateria para painel solar

Bateria para painel solar - pode conter vários metais pesados, substâncias altamente nocivas ao meio ambiente

Seguindo por essa linha, a própria fabricação de placas solares é ambientalmente questionável. Primeiramente porque a fabricação de uma placa solar fotovoltaica gasta uma quantidade de energia muito alta se comparada ao potencial de geração de energia da peça. A placa solar vai levar anos pra se compensar energeticamente. Segundo porque a fabricação de placas solares usam compostos químicos tóxicos, como o arseniato de gálio, um composto semicondutor à base de arsênio, por isso, extremamente tóxico ao ser humano, mesmo que a célula solar possa estar em contato direto com o ser humano, como no caso de um luminária solar para iluminação de jardim, por exemplo.

Deixe seu comentário!

38 respostas para “Desvantagens das Placas Solares”

  1. Mauro Barros disse:

    Nao gostei dos comentarios que este site faz com relacao a Energia Solar: COmo pode alguem se pronunciar a favor do nao uso de uma coisa tao obvia e natural? So poderia ser ele mesmo senhor Bill Gates Illuminate.

  2. Fernando disse:

    Não gostei dos comentários deste site sobre as placas solares, no mínimo o comentarista trabalha para alguma empresa de energia a combustível.

  3. Alex disse:

    Os novos Grid tie não precisam de baterias eles injetam energia diretamente na rede da conssecionaria.
    Em relação a compostos toxicos, não são todas as empresas que a usam.
    A tecnologia tende ao barateando pois praticamente todo dia aparece novas tecnologias nessa area.
    Os paineis solares nos EUA se pagam em 5anos de uso, é incrivel que aqui, nossas hidreletricas já passados 50anos ainda não se pagaram…

  4. jose antonio de souza disse:

    Engraçado,os automóveis continum com as baterias de chumbo,e além do mais,já estamos muito atrazados em relação ao emprego de energias alternativas,talvez alguém ganhe muito com isso.
    O custo de um celular,também era inviavél,e agora,é?Basta os caras ter força de vontade.Sou tecnico em eletronica e eletricista industrial e sei das dificuldades do momento em relação ao assunto,mas sei que funciona,a cada dia a tecnologia avança mais e o inviavél pode se tornar muito viável,aguardem!

  5. Domingos Mukanda disse:

    Nas vantagens e desvantagens desejo que os entendidos na matéria pudessem clarificar os leitores do site. Se as placas solares repelem ou atraem Relampagos.

  6. PAULO DEL PIÑO GUERRA TAVARES disse:

    Desdo inicio do século XX já haviam alternativas viáveis e limpas para produção de energia. Na verdade a ciência como hoje nos é dada a conhecer avançou significativamente em pesquisas de geração de energia.Todavia, prevalece os interesses econômicos de grupos que se beneficiam do atual modelo energético. Governos, empresas todos dançam a mesma valsa. Refutando minhas afirmativas indico a todos que assistam o vídeo no YOUTUBE chamado “NOS OCULTAN LA ENERGIA LIBRE POR QUE”. acharam bastante esclarecedor.

  7. PAULO DEL PIÑO GUERRA TAVARES disse:

    Um amigo pesquisador da UFF produziu um modelo energético baseado na no estado critico do Co2. Modelo esse já testado em protótipo de pequena escala. É incrível o resultado e os benefícios. É uma coisa que pais nenhum tem. Pois bem, ao oferecer essa tecnologia para nossa presidenta simplesmente pela sua subserviência a outras nações sequer deu a importância devida a isso. É lamentável ver tanto conhecimento ser desprezado por conta da politica colonialista que nos oprime. Falacia, definiria assim o que chamam de soberania nacional.

  8. Jessé disse:

    Não gostei do comentário e devia se informar sobre energia solar da atualidade.

  9. Getulio José disse:

    Com certeza as autoridades não tem interesse no desenvolvimento de energia limpa e barata, e as pesquisas na geração de energia apartir do magnetismo dos imãs de ferrite permanente inclusive para os veiculos e usinas domestica de geração de energia eletrica. Falta incentivo do governo mas cade o interesse.

  10. JERSON CARLOS disse:

    De que adianta salvar o planeta, se as passoas estão se matando pelo poader aquisitivo.

  11. JERSON CARLOS disse:

    Seria bom se ouvesse mais investimento nas pesuisas sobre energia limpa, da parte do governo, em ves de politica partidária

  12. Breno Picasso disse:

    Não gostei do comentario! vc tá mal informado querido!

  13. Fred Lima disse:

    O Brasil tem um imenso litoral, porque não se aproveita as ondas do mar para geração de energia?

  14. AGEU GOMES RIBEIRO disse:

    NAO VEJO NEM UM PROBLEMA NO USO DE BATERIAS EM PAINEIS SOLARES TRABALHO A MUITO TEMPO NA AREA E GOSTARIA QUE A OPSIÇAO ME INFORMASSE SE NOS ALTOMOVEIS TAMBEM EXISTE A ABRANGENTE DEMANDA DE NAO USAR ,,NESSE CASO O BIIL GATES VEVE EMPURANDO SEU CARRO POIS ELE TAMBEM NECESSITA DE BATERIA ,,,,E A MEU AMIGO DOMINGOS A PLACA SOLAR E UM SISTEMA ALTO DESENVOLVIDO POREM NAO ATRAI RAIO….E UMA ENERGIA PURA PRA QUEM USA,SO FAVORECE ALGUNS RISCO PRA QUEM OS FABRICA MAS TENHO CERTEZA QUE AS EMPRESAS FABRICANTE TEM EM SUAS MAOS AS NORMAS E MANEIRAS CABIVEIS PARA ISSO.

  15. williams sergio alves de carvalho disse:

    Realmente este lunatico de viver de Marte prala ou e socio de Bil, hahahah.

  16. Celso Gomes disse:

    Eu uso energia solar 12 paineis de 135w, com um inverssor
    grid tie. o custo talvez nunca pague, o que investi
    os Paines sâo caros e os inverssores que podemos ainda usar. sâo fabricados na china, e duram menos de dois anos.
    ja perdi 3 inverssores, mas, mesmo assim nâo desisto
    creio que um dia sera compenssador..

  17. JOSEFINA disse:

    ISSO AÍ, JÓINHA!!!!!!!!!
    SITE MUITO BOM, MAS EU SÓ LI ESSA MATÉRIA!!!!!!!
    BEIJOS, OBRIGADO PELA COMPREENSÃO

  18. Domingos Adriano disse:

    eu acho que Bill so criticou porque a não gosto e que um modelo energético baseado na no estado critico do Co2. Modelo esse já testado em protótipo de pequena escala

  19. Gean disse:

    Quem fez essas criticas aposto que nao usa tais placas e por isso tem uma ideia vaga sobre o uso de tal energia limpa

  20. EKologiK disse:

    Achei meio desatualizada estás informações do site, primeiramente como nosso amigo Alex disse; os usuários tem preferencia por utlizar sistema Grid Tie que é a maneira mais correta e que o Pay Back é mais rápido(que é o que interessa, afinal os usuários querem ter o retorno financeiro mais rápido).
    Outra questão: A quem interessa a opinião de Bill Gates? O que ele tem feito para resolver o problema do lixo eletrônico que ele produz? Afinal a riqueza dele só vem da destruição do planeta. Ele recicla as placas de circuito de computador que ele fabrica, enfim pelo menos para mim não tenho interesse na opinião do Bill Gates.

  21. Rodrigo Moreira disse:

    Desacordo e também não gostei da publicação. E lógico que uma forma de Energia totalmente limpa e renovavel não será descoberta do dia para noite. Esse tipo de energia deveria ser melhor explorado e enveis de baterias, por que não usar cerâmica para armazenar o calor durante o dia e usa a dispersão do calor a noite.
    O correto é que, enquanto houver combustíveis fóssil não teremos uma outra matrix energética.

  22. Getulio Hoffmann Oliveira disse:

    Veja nunca vi ate hoje alguém falar e desvantagem de energia solar a qui em casa comecei produzindo 370 kilowatt mês hoje em torno de 950 kilowatt mês fui o primeiro Gaúcho a fazer isso e estou feliz não me arrependo ao contrario deveria ter feito isso antes não tem manutenção a chuva lava as placas e tem um vidro temperado em cima para proteger e aguentar chuvas de pedras isso significa mais águas nas represas menas usinas termoelétricas menos aquecimento Global .Getulio Hoffmann Oliveira o Primeiro Gaúcho a ter a própria energia elétrica.

  23. adail araujo borges disse:

    Não gostei desse comentári, energia solar é limpa e inesgotável.

  24. Antonio Silva disse:

    Gostei muito destas informações, afinal foi mostrado de forma simples e real os pros e contra. Pois se mostrassem apenas as vantagens, e não mostrar as desvantagens, não seria completa as informações. Parabéns

  25. Jose Holanda disse:

    É uma pena que em pleno século 21 ainda tenha gente com esse tipo de pensamento. Coloquei energia solar na minha casa e estou muito satisfeito com o resultado.

  26. Alberto Fiorini disse:

    Gostei muito do comentário.
    Infelizmente a tecnologia utilizada pelas placas solares são muito caras. Mas realmente o chumbo contamina muito a natureza.

  27. genair disse:

    cara louco não sabe o que diz
    as baterias de carros nunca vão deixar de ser usados
    ate estão sendo usadas em maior escala nos carros elétricos
    existe diferença em relação as convencionais mas com a mesma contaminação casso descarte errado.
    energia nuclear temos ex/ ruis ate hoje disto; hidro elétrica?
    e o gás gerado nos sedimentos em decomposição posso passar o dia argumentando mas a fonte de energia que gera a vida e o sol ou estou errado se a energia nuclear fosse a melhor opção não teríamos o sol e sim um reator nuclear lá em cima

  28. Roberto Faig disse:

    Mande esse amigo estudar energia solar, pois o mesmo diz que ela não presta. Faz favor amigo, estude e tome aulas sobre energia solar, aí fale.

  29. Geraldo disse:

    A vida vai mudar com a hidrólise, assim h2 2(ho) veio pra ficar na vida da humanidade. Custo baixíssimo e alto desempenho todos motores a explosão usarão.

  30. Samuel Marcolin disse:

    Gente, as Placas Solares não são uma forma de extinguir a energia elétrica de vez da usa residência/comércio, é uma forma de revesar quem estará fornecendo energia e ter uma redução do gasto.

  31. josailton bertoldo belo disse:

    tenho energia solar a bastante tenpo sei que è só para as lâmpadas mas a economia na conta de luz e grande, e alias as baterias são substituidas a base de trocas na loja por outras assim tornando se um produto renovavel.

  32. cezar firmino da silva disse:

    Concordo. Outro problema além desses é que é preciso de dezenas de placas em série e paralelas para ter a voltagem e amperagem que você necessita, tornando o investimento muito alto. Como se diz: o molho sai mais caro que a carne.

  33. Antonio disse:

    Sou a favor sim dos painéis solares e aposto também nos carro elétricos, bicicletas elétricas, hoje em dia já termos até roçadeira elétricas, devido as grandes quantidades desses itens e de serem boas opções, ocorre mudança rápida em termos baterias, claro que pouco percebem essas mudanças.

  34. Ney disse:

    Com todo respeito, quem falou neste site não deve ter nenhum conhecimento na área de energia nuclear e do lixo gerado pelas usinas nucleares e os seus riscos que até hoje não conseguiram saber o que fazer com a água dos tanques onde ficam as pilhas nucleares depois que acabam o seu tempo de vida útil.
    É só ver que o benefício é muito pequeno e os ricos são incomensuráveis altos – esquecem de Fukushima, Chernobyl, e outros na história dos EUA e União Soviética? Leiam sobre Jose Goldenberg.

  35. Nathanael disse:

    O uso de baterias para uso de energia solar não é obrigatório, somente é para aqueles que querem sair da rede, hoje se pode usar a rede num sistema de créditos quando produzires a mais do que consumires num sistema de créditos. O fato e que a microgeração e descentralização da produção de energia não é de interesse político do brasil, apesar de diminuirmos nossa venda de créditos carbono com a crise hídrica do país. Energia solar é sim uma alternativa. Discordo do comentário anterior da área de ocupação, uma vez que não se pode pensar na energia solar como uma solução única, temos que pensar na energia solar como uma solução para aqueles que consomem em escala maior, e neste âmbito, uma vez que a pequena empresa, o comerciante, e o consumidor urbano de escala maior costuma sim ter área para aplicação de placas solares.

  36. Walter Gomes disse:

    A grande vantagem para mim é de ter uma fonte de energia que irá, de uma certa forma, me livrar de pagar caro num serviço que na atual conjuntura não sei se estamos pagando o preço justo ou se estamos pagando a mordomia de terceiros. Sei que o preço não é baixo, mas o custo com certeza sim. Quanto valerá no futuro usar uma energia que nos é fornecida de graça? Quanto ao meio ambiente que o Sr gates falou, o chumbo das baterias pode ser reutilizado ou reciclado. Estou querendo descobrir um fornecedor das placas que estou pretenso a construir Painéis Solares em casa.

  37. Pedro disse:

    Nao gostei muito dessa publicação, pois deixa uma imagem negativa sobre a energia solar (o que é um equívoco). O tempo médio que uma placa precisa para produzir a energia que foi gasta em sua produção é aproximadamente 3 anos. Com um tempo de vida de 25 anos, temos 22 anos, aproximadamente de energia pura, da natureza. Sem contar que ao final desse vida útil grande parte da placa fotovoltaica pode ser reciclada. O descarte é uma desvantagem sim, porém se feito de maneira certa, não será um empecilho.

Deixe uma resposta