Como aproveitar a Iluminação Natural




Com os recentes aumentos na conta de energia elétrica, as pessoas buscam cada vez mais por alternativas para economia de energia e diminuição do impacto da conta de luz nos seus orçamentos. Algumas pessoas tem recorrido aos painéis solares para geração de energia residencial, mas nem todo mundo tem condições de fazer um grande investimento em geração de energia, por isso, existem também as soluções criativas para aproveitamento da energia através da iluminação natural de ambientes.

A iluminação natural, pode, durante o dia substituir uma boa parte do gasto de residências e empresas com iluminação de ambientes, por isso essa alternativa está se tornando cada vez mais popular, e mais e mais alternativas têm surgido para promover a iluminação de ambientes com a luz do sol.

Telhas de vidro

Se você está construindo ou reformando considere a hipótese de utilizar telhas de vidro no seu telhado.

As telhas de vidro são componentes transparente e/ou translúcidos que são empregados à montagem dos telhados, normalmente, de uma forma descontínua. Afinal você não deve fazer todo o telhado de vidro, mas apenas algumas partes do mesmo. Assim, durante o dia você vai obter uma iluminação perfeita em todo o seu ambiente, e o melhor, sem gastar energia elétrica.

Pequenos recortes no telhado com telhas de vidro podem proporcionar uma excelente iluminação para o ambiente

Pequenos recortes no telhado com telhas de vidro podem proporcionar uma excelente iluminação para o ambiente

Claraboias

As claraboias são aberturas canalizadas no telhado, semelhantes à janelas, por onde a luz solar consegue entrar no espaço, criando assim uma bela iluminação natural no mesmo.

Existem diversas opções de claraboias disponíveis hoje em dia no mercado, por isso se você quiser optar por esse modelo peça a ajuda de um especialista na área.

Claraboias para iluminação solar residencial

Claraboias para iluminação solar residencial

Iluminação natural tubular

Esse tipo de iluminação é uma alternativa mais eficiente que as famosas claraboias.

A iluminação tubular, tal como o nome indica, é feita através de tubos metálicos que são instalados no forro e/ou na cobertura, e que têm como principal função direcionar a luz externa para o interior dos ambientes.

A grande vantagem deste modelo é que você pode direcionar a luz para qualquer lugar que você desejar.

Iluminação tubular em pavilhão industrial

Iluminação tubular em pavilhão industrial

Portas de vidro

As famosas portas de vidro são excelentes para quem deseja uma boa iluminação natural no ambiente.

Esse modelo normalmente possui esquadrilhas de aço, alumínio ou madeira e é uma das formas mais fáceis de iluminar um ambiente sem fazer grandes e caras reformas.

Brises e pergolados

Estes materiais são inseridos, normalmente, nas áreas externas e podem ser encontrados em alumínio, ferro, concreto e madeira.

A grande vantagem desta opção é que a entrada de luz fica intercalada juntamente com o bloqueio de sol. Assim, o ambiente ganha uma luz natural mais leve, sendo por isso uma excelente opção para prédios de grandes negócios.

Fachadas envidraçadas

As fachadas envidraçadas são as mais indicadas para quem necessita de uma grande entrada de luz natural. No entanto, é necessário ter um certo cuidado na hora de escolher o tipo de vidro para esse projeto, pois nem todos são indicados para tal finalidade.

Por isso o melhor é procurar a ajuda de um especialista no assunto.

Fachada de vidro contribuindo para iluminação de sala de estar

Fachada de vidro contribuindo para iluminação de sala de estar

Economia é fundamental

Vale lembrar que a economia de energia é fundamental, e o uso da iluminação natural é uma boa maneira de usar os recursos naturais de maneira eficiente, mas nada lhe impede de usar sistemas mistos de aproveitamento da energia solar residencial associada a iluminação natural em ambientes, conseguindo assim uma economia de energia muito maior, e evitando o desgaste dos recursos naturais.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *