Como Resfriar ambientes com Energia Solar




A energia solar é uma das poucas fontes de energia completamente renováveis que existem a disposição do ser humano, e aproveitá-la para o aquecimento solar residencial, hoje já não é nenhuma novidade. O aquecimento solar é sem dúvida uma forma de economizar energia através da energia solar, mas não a única, especialmente em um país em um país quente como o Brasil.

Como resfriar ambientes com energia solar?

Energia solar para o resfriamento de ambientes

Gráfico que mostra esquematicamente como é possível resfriar um ambiente usando Energia Solar

Compartilhe esse infográfico com seus leitores, basta copia e colar o código abaixo.

Ajuda:
Se você utiliza os sistemas Blogspot, WordPress ou Tumblr, selecione o modo de visualização HTML, por meio do botão presente na página de edição do post, antes de colar o código.

O sistema de resfriamento de ambientes com energia solar é mais simples do que se imagina. Na verdade, ele utiliza um sistema muito parecido com o que usamos em geladeiras, só que da maneira inversa. Na geladeira, temos uma serpentina de gás que resfria o topo da geladeira, ou seja, no congelador. O ar frio desce, resfriando todo o resto, e o ar quente sobe para ser refrigerado, num processo chamado convecção.

No sistema de resfriar ambientes com energia solar, o processo é semelhante. Trata-se da instalação de painéis solares que aquecem a água que está em uma serpentina. Essa serpentina é instalada dento de uma chaminé ou de outro duto que suba para fora da casa. Assim, o ar da chaminé é aquecido e sobe, saindo da casa. Isso faz com que sempre haja circulação dentro do ambiente, pois como o ar quente sai em ritmo constante, dando lugar ao ar frio, que resfria o ambiente, com energia solar.

Resfriar ambientes com energia solar e aquecimento solar residencial

O grande barato no sistema de refrigerar ambientes com energia solar é que ele ventila ambiente e ao mesmo tempo em que fornece água quente. Ou seja, é um sistema completo. As placas solares podem ser usadas como aquecedor solar ao mesmo tempo em que servem de ventilador para a residência.  Todos saem ganhando.

Além disso, o aquecimento e o resfriamento são as tarefas que mais consomem energia de equipamentos. Isso porque aparelhos elétricos que convertem a energia elétrica em energia térmica gastam muita energia. Painéis solares para resfriar ambientes com energia solar convertem a energia do sol diretamente em energia térmica sem perdas.

Paineis Solares

Paineis Solares residenciais também podem ser usados para resfriar ambientes

Ar condicionados e aquecedores são os vilões da energia elétrica, portanto, eliminando, ou ao menos reduzindo o uso de ar condicionados e aquecedores através de painéis solares para resfriar ambientes com energia solar, você pode conseguir uma grande redução na sua conta de luz.

Resfriar ambientes com energia solar no Brasil

O processo de resfriar ambientes com energia solar ainda é apenas conceitual, e está sendo estudado no Brasil. Ainda não é possível encontrar empresas que trabalham com Painéis solares para resfriar ambientes, pois o projeto ainda está em fases de testes na Universidade Federal de São Carlos (UFSC). Mas os testes iniciais afirmam que o sistema funciona, e dá resultados. É possível fazer um painel solar, e a partir do aquecedor solar, e improvisar uma serpentina em sua chaminé, caso você tenha, para testar os resultados. Entretanto, caso você deseje uma opção industrializada, com design sofisticado, de painel solar para resfriar ambientes com energia solar, vai ter de esperar  alguns anos até algum empresário se interessar nessa ideia. Quem sabe esse empresário não pode ser você?

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe seu comentário!

8 respostas para “Como Resfriar ambientes com Energia Solar”

  1. severino disse:

    querido amigo gostaria de sabe masi informaçao sobre esses equipamentos

  2. Paulo Francklin Nazath disse:

    Gostei muito, vou tentar montar na zona rural, obrigado
    pelas informações.

  3. allan_wilker disse:

    Muito bom isso, além de reduzir os custos da energia, ajuda o meio ambiente, por ser uma fonte renovavel.

  4. SmartPC disse:

    O problema é que a temperatura do ambiente interna nunca será menor que a temperatura natural daquele momento. Mas eu gostaria uma solução que realmente esfria, por exemplo deixando o ambiente com 24 graus, quando lá fora tem 35 graus. Quantos painéis solares precisaria para deixar um ar condicionado funcionar?

    • Yuri disse:

      O problema é que a análise que fizeste é muito simplista. O sistema realmente funciona, mas obviamente deve ser aliado à um estudo de arquitetura bioclimática. Por exemplo, posicionar as estradas de ar do ambiente em frente à vegetação e espelhos d’áqua, assim você resfria o ar antes que ele entre no ambiente através do resfriamento evaporativo. O chamado efeito vento também ajuda no combate ao calor, pois a circulação de ar diminui a sensação térmica, por reduzir a saturação de ar. O sistema acima proposto não passa de um “turbo” para o velho conhecido “efeito chaminé”, que diz que ambientes com lareiras, chaminés ou churrasqueiras abertas tendem a ser mais frescos, pois são beneficiados pela circulação do ar. Você pode encontrar mais informações do assunto junto um arquiteto especializado em arquitetura bioclimática ou um engenheiro mecânico. Através de um estudo completo, é possível baixar dos seus 35°C para 20 a 24° sem o uso de nenhum equipamento de condicionamento de ar.

      Sua “solução” de instalar um ar condicionado está longe de ser a ideal, pois um ar split, por exemplo, apesar de resfriar, não promove a renovação do ar. Além do mais, um ar de 12000BTUs, suficiente para resfriar apenas 10 a 12m² de área da sua casa. possui a potência nominal de 1500W, ou seja, você precisaria de 8 painéis de 210W (painel de alta eficiência) , que lhe custaria a bagatela de R$19.200,00. Tudo isso quando você poderia resfriar o ambiente gratuitamente.

  5. Jose Walber Lopes disse:

    Quem sabe um dia, tenho este proposito de ajuda a humanidade peço a Deus todos os dias, vai que ele me transforme neste grande empreendedor ai ajudarei vcs neste grande projeto.

  6. Joel Alexandre Rosa Realino disse:

    Antes de comprar um conjunto de paineis solares temos que ter em mente alguns fatores:
    1) Para obter o maximo de eficiencia é necessário que tenhamos SOL. Ceu nublado a eficiencia cai pra 10% no máximo.
    2) Mesmo com sol forte e ceu limpo, é necessário ter suportes móveis para seguir o sol. Se a incidencia de luz no painel não for de 90º tambem perde-se eficiencia. E é a perda é grande.

    Portanto não se iluda. Antes de desembolsar muito dinheiro comprando painéis tenha em mente estes parametros.

    Abraços
    Joel

  7. Vanderlei disse:

    boa tarde, gostaria de saber se é possivel ligar um motor de geladeira com energia solar?
    Obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *